Terça, 24 de Maio de 2022
29°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Cidades RELIGIOSIDADE

Igreja do Rosário e São Benedito celebra 300 anos de história, a data é marcada por pedido de reflexão diante da pandemia

Em seu tricentenário conserva todas as características do estilo barroco e a honra de contabilizar quase a mesma idade de Cuiabá

26/01/2022 às 20h04
Por: SIGAMT* Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Igreja do Rosário e São Benedito celebra 300 anos de história, a data é marcada por pedido de reflexão diante da pandemia

São três séculos marcados pela religiosidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1975 a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é o templo católico mais antigo de Cuiabá.  

 

Em seu tricentenário conserva todas as características do estilo barroco e a honra de contabilizar quase a mesma idade de Cuiabá. 

 

Em um ponto emblemático da capital mato-grossense no alto do morro nunca passa despercebida, porém começou mais simples, seus primórdios era apenas uma pequena capela, tendo origem em 1722. 

 

A edificação do templo que conhecemos hoje começou dois anos depois, em 1725, sendo posteriormente inaugurada cinco anos depois. 

 

A igreja do Santo mais reverenciado pelos cuiabanos é visível tanto por quem passa pelo cruzamento da Rua Coronel Escolástico quanto pela Tenente Coronel Duarte, tornando ainda mais emblemática com a imagem do Santo negro margeado pelo jardim sempre bem cuidado.

 

“A igreja foi construída por negros e escravos libertos, por volta de 1722, nos confins de um Brasil quase desconhecido, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito nos remete aos primórdios da nossa história como uma sobrevivente entre tantas e tantas construções históricas, das quais muitas já não existem mais. Ao longo destes três séculos a igreja foi mantida de pé e preservada, como uma testemunha silenciosa da nossa história”, define o padre Pedro Canisio. 

 

Ainda de acordo com o pároco a pandemia tem dividido opiniões dos católicos em diversos temas, mas, por outro lado reforça a fé e a busca pela espiritualidade. 

 

“Não esperávamos celebrar uma data tão importante em meio a pandemia que ainda não permite o retorno da normalidade, mas conduzimos essa crise sanitária com fé e orações para que as famílias continuem na busca por nosso Pai Celestial como fonte de vida e cura. Se possível for iremos realizar nossa tradicional Festa de São Benedito de 30 de junho a  03 de julho”, alerta o padre. 

 

Os fiéis que frequentam a igreja sentem-se honrados ao presenciarem a preservação deste patrimônio histórico, como os festeiros deste ano da tradicional Festa de São Benedito, William Costa Campos e a médica pneumologista Ayrdes Pivetta. 

 

“Celebramos com êxito a preservação deste templo religioso tão emblemático. 

Nossa rica história e religiosidade vencem a barreira do tempo e nos enche de fé e esperança diante de tempos desafiadores”, avaliam. 

 

Ao adentrar na igreja é imediata a imersão a este passado tão presente e conservado, com suas formas originais, altares de talha dourada e fundo de cores, no altar-mor imagens da padroeira, de São Francisco de Paula e São Jose dividem espaço, e nos altares vizinhos, repousam São Benedito e Nossa Senhora do Carmo, e ainda ao lado oposto de São Benedito tem majestosa a imagem de Nossa Senhora do Rosário.

 

Na igreja são realizadas missas nas terças-feiras, às 5h e 19h, nas quartas, quintas e primeiras sextas do mês, às 19h, e no domingo às 8h e 19h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
#VivaBem
#VivaBem
Sobre O nosso canal de saúde e bem-estar
Cuiabá - MT Atualizado às 11h51 - Fonte: ClimaTempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 35°

Qua 35°C 19°C
Qui 35°C 21°C
Sex 35°C 22°C
Sáb 35°C 19°C
Dom 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias