Segunda, 18 de Outubro de 2021
30°

Muitas nuvens

Cuiabá - MT

Sabor NATAL

Como não perder tempo e dinheiro no preparo da ceia de Natal

Cozinheiros sugerem um cardápio prático e econômico

13/12/2020 às 14h21 Atualizada em 13/12/2020 às 14h26
Por: SIGAMT Fonte: FolhaPe
Compartilhe:
Natal de 2020 promete substituições à mesa - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Natal de 2020 promete substituições à mesa - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Não há espírito natalino que sobreviva à correria típica do mês de dezembro. Misture a expectativa de acertar no cardápio com o hábito brasileiro de deixar tudo para a última hora, e visualize o dinheiro indo pelo ralo. Ainda mais no contexto em que a pandemia obriga as famílias a se concentrarem dentro de casa, aumentando o tempo de produção na cozinha. Não quer errar no prato ou extrapolar o orçamento? Confira as dicas para um Natal sem aperreios.

Faça o planejamento 
Existe a falsa impressão de que temos tempo até chegar a noite de Natal. Mas não se engane. Quem trabalha com economia doméstica costuma reforçar a necessidade de acompanhar o aumento dos preços a partir de novembro. Itens como queijo do reino, carnes, peixes e aves tendem a sofrer reajuste. Sendo assim, uma pesquisa antecipada e comparativa em vários supermercados faz diferença no orçamento final.

Monte o cardápio
Na hora de escolher o menu, o chef Bruno Lins sugere seguir as memórias gustativas para esta época do ano. Feito isso, é hora de investir em uma lista de compras objetiva, focada nas preparações de cada item. “O mais fácil de cozinhar é o peru, que já vem pronto e com o termômetro indicando o ponto certo. Não tem erro. Fecha com alumínio e leva ao forno”, sugere ele, reforçando, em seguida, que esta não é a opção mais barata. “O mais acessível é o frango inteiro, que pode ser feito com marinada à base de cebola, alho, ervas de preferência e suco de laranja. A ceia pede esse toque agridoce”, completa Bruno, que também oferece um menu pronto, feito sob encomenda, para quem prefere fugir do trabalho na cozinha (@brunulins).


Na lista dos acompanhamentos mais comuns está a farofa de castanha. Mas, para baratear a receita, a dica do chef é utilizar o pão adormecido, ressecado no micro-ondas e triturado no liquidificador, transformando-o numa farinha. “Na frigideira, use manteiga, ervas de preferência, alho, cebola, sal, pimenta ou cominho. Refogue bem esses ingredientes até entrar com o pão processado e ele ficar crocante. Pode finalizar com passa, damasco, coentro e salsa”, sugere. Outra forma é aproveitar a “grachinha” que solta do assado, seja ele peru, chester ou frango, e misturar esse líquido com a farinha na frigideira. A produção pode ser fracionada com antecedência. O arroz feito na semana do Natal e acondicionado na geladeira. No dia seguinte, a maionese. Até, na outra manhã, chegar a vez do principal.

 

Planejamento inclui fazer lista de compras (Foto: Vinícius Ramos/Divulgação)

Que tal substituir?
Ainda sobre a escolha da proteína, o chef Leandro Ricardo também reforça o valor acessível do frango inteiro, que custa, em média, R$ 32. Ele ainda lembra que no dia 24 existe a tendência de esses pratos principais caiam de preço, caso estejam encalhados. Mas há o risco. “Já na hora de preparar a ave, as pessoas deveriam evitar de colocar coisas dentro, porque o cozimento atrapalha. A farofa, por exemplo, fica pesada e escaldada”, aponta. 


Na velha polêmica do “bota passa em tudo”, Leandro sugere moderação. “Pode colocar em um só lugar, se no arroz ou na farofa. E isso vale também para as frutas secas, ou você corre o risco de ter tudo com o mesmo gosto”, opina o chef, que também disponibiliza um menu pronto de encomendas (@chefleandroricardo). 


Entre os acompanhamentos, uma sugestão prática é o gratinado de batata-doce. “Corte a raíz em rodelas fininhas, com casca, e cozinhe com um leite aromatizado. Monte em uma travessa bonita, adicionando o queijo que será gratinado no forno. Esse é um carboidrato que rende e combina com tudo, indo muito bem com aves”, destaca. Se preferir, a dica é usar a batata-doce para um purê com noz-moscada e folhas de manjericão.


Sem desperdício
Embora o famoso R.O. seja o fetiche gastronômico de todo fim de ano, a moderação na quantidade de comida estocada na geladeira pode amenizar as chances de muita coisa se perder. Para o chef Rapha Vasconcellos, vale fazer um cálculo em relação à quantidade de comida e pessoas. “Trabalho uma média de 500 gramas de proteína por pessoa, já deixando uma margem de segurança. Além de 300 gramas de acompanhamentos gerais”, resume ele, acostumado à produção de cardápio para eventos. Este ano, Rapha também lançou o seu menu de encomendas (@chefraphavasconcellos). No quesito bebida, ele propõe drinques como a caipirosca, que rende mas insumo em comparação ao vinho.

Receita
Farofa com panko
(pelo Chef Leandro Ricardo)

Ingredientes
100g de farinha panko 
200g de farinha de mandioca 
50g de xerém 
50g de castanha de caju 
50g de amêndoas laminadas 
50g de farinha de amendoim 
4 dentes de alho 
200ml de azeite 
1 colher de chá de páprica doce 
1 colher de chá de sal 

Preparo:
Aqueça o azeite, dourando as frutas secas. Depois, coloque o alho e a páprica. Deixe dourar o sal e a farinha panko. Depois de 3 minutos, sempre mexendo, acrescente a farinha de mandioca e mexa por mais 2 minutos. Decore a gosto.

 

Para baratear:
- Utilize frutas da estação. Elas pode, inclusive, ser base para uma sobremesa
- No lugar de uma tábua com vários queijos amarelos, mescle com os tradicionais brancos, a exemplo do queijo de coalho
- O panetone também é uma opção mais acessível de sobremesa, assim como a rabanada feita em casa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Gastronomia
Gastronomia
Sobre Receitas, restaurantes, alimentos e bebidas na coluna gastronomia
Cuiabá - MT Atualizado às 11h53 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 31°

Ter 30°C 22°C
Qua 33°C 23°C
Qui 36°C 24°C
Sex 36°C 24°C
Sáb 38°C 27°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias